Relacoes de parentesco (familia)
Parentesco ė a qualidade de ser parente em afinidade assim com como consanguinidade. Os laços de parentesco são subdivididos em três laços de sangue, laços de afinidade e laços fictícios. Os parentes são divididos em três grupos primários, secundários e terciários. Para a classificação do parentesco os antropólogos usaram dois critérios não menos importantes o da geração dos pais, e da geração do Ego. Família ė um conjunto de todas pessoas que partilham o mesmo tecto ou indivíduos do mesmo sangue. Existem vários tipos de família a saber família poliandrica, extensa, patrilinear, matrilinear e bilateral, composta família de orientação família de procriação família monogâmica família poligâmica e família nuclear.
Palavra-chave
Parentesco, família, afinidade, consanguinidade, ego
1. Introdução
O presente trabalho fala das relações de parentesco incluindo a família. Numa primeira fase aborda sobre o sistema de parentesco, laços de parentesco sem excluir a descendência, tipos de parentes, apresentação gráfica.
1.1 Objectivo geral
Conhecer os laços de parentesco e a essência da família
1.2 Objectivo específico
Identificar os tipos de parentes
Analisar o sistema de parentesco
Identificar os tipos de família
Indicar a importância da família
2. Metodologia
Para realização do trabalho, baseámo-nos no método bibliográfico que segundo Lakatos (1990:48) “tem como finalidade colocar o pesquisador em contacto directo com tudo o que já foi dito ou escrito sobre o tema ou ainda, que esteja relacionado”.
3.Sistema de parentesco
Parentesco1 ė a qualidade de ser parente por consanguinidade assim como afinidade
Prentesco na perspectiva mais formal constitui um sistema composto por diferentes elementos mais ou menos interdependentes (SANTOS, 2002:135).
Segundo Murdock o sistema de parentesco refere-se a um sistema estrutural de relações no qual os indivíduos encontram-se