conclusao dilatacao termica
Na verdade a dilatação térmica é sempre volumétrica, pois suas três dimensões estão variando com a temperatura, apesar de termos o costume de analisar apenas a linear, quando esta predomina sobre as outras duas.
Com o experimento concluímos que a variação de comprimento ∆L de uma barra ao ser aquecida é diretamente proporcional a variação de temperatura ∆T e também do material que constitui a peça a ser analisada.
Os dados obtidos foram satisfatórios, tendo o ferro o menor coeficiente e o alumínio ficando com o maior coeficiente, prevalecendo o ferro como o material, entre os analisados, tendo o melhor coeficiente de dilatação. A maneira de interpretação do resultado segue da
Leia-se: ocorre uma dilatação de 0,000012cm para cada 1 cm de comprimento da barra e para cada 1ºC de variação de temperatura.
Finalizamos afirmando da grande importância de conhecermos a dilatação dos materiais que são empregados na indústria da construção civil e outras áreas, sendo que só podemos obter bons resultados se conhecermos o material que iremos trabalhar. FERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Manuais laboratórios CEDETEG Apêndice Colchão de Ar Linear Hentschel 301992.018
Robert Resnick, David Halliday e Kenneth S. Krane: Física 1. 5a edição. Editora LTC, 2003.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.Fundamentos de Física. v. 1. 6. ed. Rio de Janeiro,RJ: Livros Técnicos e Científicos, 2006.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica.v. 1. 4. ed. São Paulo, SP: Edgard Blücher,2002.
TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros. v. 1. 5. ed. Rio de Janeiro,RJ: Livros Técnicos e Científicos, 2006. 840 p.
9.