DILATAÇÃO TERMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Primavera do Leste – MT/ 2014
DILATAÇÃO TÉRMICA
Trabalho de pesquisa apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Física 2 do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Agrárias e Exatas de Primavera do Leste.
Professor:
Primavera do Leste - MT/ 2014
Sumário
Sumário 3
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - OBJETIVO GERAL 5
2.1 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 – DILATAÇÃO LINEAR 5
4 – DILATAÇÃO SUPERFICIAL 6
5 – DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA 6
BIBLIOGRAFIA 8
1 - INTRODUÇÃO
Dilatação térmica é o fenômeno no qual um corpo sofre variação em suas dimensões, quando sua temperatura aumenta. Podemos dizer todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica. Assim, o processo de dilatação ocorre por conta do aumento da agitação.
Na física, podemos dizer que a dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo a partir do aumento da temperatura. Ocorre com quase todas as matérias, no estado sólido, liquido ou gasoso. Dizemos que a dilatação do corpo está relacionada à agitação térmica das moléculas que compõem o corpo, pois sabemos que quanto mais quente estiver o corpo maior será a agitação térmica de suas moléculas.
Quanto mais as moléculas de um corpo vibram, mas espaço elas precisam para agitar. Dessa forma, o aumento das dimensões do corpo se dá pelo aumento do espaço entre as moléculas que compõem o corpo. Diante disso, se o aumento de temperatura produz expansão térmica do corpo, uma redução de temperatura provocará diminuição de volume, isto é, provocará a contração do corpo.
Na termologia, leva em consideração