Sistema Imunológico
NITERÓI
3 OUTUBRO 2014
PESQUISA SOBRE CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE
Pesquisa sobre células do sistema imune, correspondente a atividade prática supervisionada da disciplina de Microbiologia e Imunologia, exigidos como requisitos parciais para avaliação da aprendizagem, no terceiro bimestre letivo turma B de nutrição, 1° período. Prof. Orientador e ministrante da disciplina: Roberto Marcilio
NITERÓI
3 OUTUBRO 2014
1 OS NEUTRÓFILOS Os neutrófilos, também conhecidos como polimorfonucleares, são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem nas áreas de inflamação. Eles são responsáveis por envolver as células doentes, matando-as a seguir, e são especializados no combate a bactérias e fungos. Possuem um núcleo formado por dois a cinco lóbulos, sendo mais comuns três. Quando está célula é jovem, possui um núcleo não-segmentado em lóbulos, passando a receber o nome de bastonete (nesta fase, o formato do núcleo assemelha-se a um bastonete curvo). A correta interpretação de seus valores no sangue pode auxiliar no diagnóstico de diversas doenças.
1.1 A MORFOLOGIA
Quando visualizada no sangue periférico através de um esfregaço sanguíneo e coradas o neutrófilo apresenta-se como uma célula de diâmetro entre 12-15µm (micrômetros). Seu núcleo é polilobulado geralmente apresenta três lóbulos ligados por um fino filamento nuclear. Seu citoplasma é abundante e possui grânulos finos dispersos. Os seus granulos são divididos em primários e secundários. Os primários aparecem no estágio promielócito. Os secundários (específicos) encontrados no estágio mielocítico e predominantes no neutrófilo maduro. N. bastonete são células mais jovens, apresentam-se com núcleo em forma de bastão, com o diâmetro praticamente uniforme em toda sua extensão.N.