Relacionando o livro didático com alunos, professores e o ensino de História.
Cordeiro, Lilyan Almeida.
Pinto, Rodnei José.
Resumo
Este trabalho de pesquisa está direcionado a compreender a relação entre alunos, professores, livros didáticos, e a qualidade que esta articulação pode oferecer a esses sujeitos, de acordo com a própria opinião deles, no ensino de história e no processo de ensino aprendizado. Buscando uma análise ampliada do produto utilizado, e sob a visão deles, pensa-se o trabalho de escolha e do próprio processo de elaboração desses livros, que são feitos para estes sujeitos, mas que nem sempre estes são a prioridade. Para tanto desenvolvemos o trabalho na Escola Divino Operário, e com o intuito de problematizar e discutir essa relação, realizamos a análise de pesquisa e questionários na escola mencionada.
PALAVRAS CHAVE: Livros didáticos, análise, professores, alunos.
Introdução
O presente trabalho se predispõe a analisar o uso dos livros didáticos pelas escolas de Ensino Fundamental da rede pública, levando em consideração análise de dados extraídos de alunos e professores, referentes aos livros e a própria utilização deste e a coleção referente. Sendo este voltado para a análise dos livros didáticos sob a visão e opinião destes que mais o utilizam.
Com base em fundamentação teórica, relacionada à concepção historiográfica, utilização de imagens, e problematização com a realidade e o conteúdo, para realização da análise da coleção Araribá, relacionada a escola entrevistada. Elaborou-se um questionário, aplicado em uma escola que se enquadra nas condições pré – determinadas, e uma análise ampliada da coleção utilizada por eles na escola.
Para tanto, foi investigada a história do livro didático no país, aprofundando a criação do livro inicialmente como manual para professores, de escolas elitizadas, que tinham como objetivo atender interesses políticos, desta forma era muito selecionado o público relacionado com escolas. Tanto professores