Guerras
Na década de 50, a Inglaterra e os Estados Unidos arquitetaram a instauração de um Golpe no Irã instalando o Xá Reza Pahlavi como o novo líder do país. Durante o tempo que ele esteve no poder, o Irã passou por sérias crises, como a fome e retaliações, enquanto o Xá e sua família viviam de forma luxuosa. Em 1979, ocorreu a Revolução Iraniana que foi responsável pela queda de Reza Pahlavi, e como resultado disso os Estados Unidos acolheram o ex-governante, que deu como argumento oficial para a estadia no país norte-americano, o tratamento da sua saúde. Entretanto, o os iranianos exigiram a sua volta para que pudessem julgá-lo e como isso não aconteceu, eles passam a ver o país (EUA) como inimigo, tomando a embaixada americana.
2) Qual o ano do conflito e onde ele se passou?
O ano do conflito é 1979, e passa-se em Teerã, capital e principal cidade da República Islâmica do Irã.
3) Qual a legitimação de cada lado do conflito?
A legitimidade no Irã na guerra foi motivada pelo retorno do Xa Reza Pahlavi para que fosse julgado no próprio país. E a legitimidade dos EUA foi o desejo pelo petróleo presente no Oriente Médio.
4) Quais os desdobramentos após o conflito?
Após a queda do Xá Mohammad Reza Pahlevi e a ascensão do aiatolá Ruhollah Khomeini no Irã, em 1979, há o rompimento do Irã com os EUA, que perdeu um importante aliado regional. A revolução iraniana desencadeou o aumento das incertezas regionais e mundiais, condenou o regime comunista de Cabul e fortaleceu os grupos religiosos islâmicos mais fervorosos. O alinhamento afegão à URSS aumentou as incertezas e instabilidade também do Paquistão, que ficou cercado por dois países pró-comunistas, sentindo sua política de soberania ser ameaçada. Entre outros motivos, o principal foi a guerra entre Irã e Iraque.
5) Qual o tipo de conflito apresentado?
Guerra Preemptiva