analise do livro didático de matematica do ensino medio
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E DE JOVENS E ADULTOS
MARIA EURICLEIA SANTANA
ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
CAJAZEIRAS - PB
2014
1. INTRODUÇÃO
Os professores utilizam o livro didático como o instrumento principal que orienta o conteúdo a ser administrado, a sequência desses conteúdos, as atividades de aprendizagem e avaliação para o ensino da matemática. A quantidade de livros didáticos que circulam no mercado, faz da seleção dos mesmos uma tarefa ainda mais complexa e exigente profissionalmente.
A seleção dos livros didáticos a serem utilizados constitui uma tarefa muito importante para uma boa aprendizagem dos alunos. Por isso, a importância de procurar critérios específicos para os contextos dados, que possibilitem ao professor participar na avaliação dos livros didáticos. Geralmente os critérios estabelecidos, são gerados em diferentes instâncias de análises, das quais os professores representam a instância que deve tomar as decisões mais apropriadas, pensando no alunado.
O objetivo desta pesquisa é manter os professores informados e alertas sobre o bom uso do livro didático e que livro mais se adequa à sua forma de ensinar.
2. LIVRO DIDÁTICO
Apesar dos avanços tecnológicos e da enorme variedade de materiais curriculares, atualmente disponíveis no mercado, o livro didático, continua sendo o recurso mais utilizado no ensino escolar, fundamental e médio.
No entanto, para alguns professores, o livro didático não funciona em sala de aula como um instrumento auxiliar para conduzir o processo de ensino e transmissão de conhecimento, mas como o modelo-padrão, a autoridade absoluta. Neste sentido, os livros parecem estar modelando os professores. O conteúdo ideológico do livro é absorvido pelo professor e repassado