relacionamento com consumidor
TIPO DE ATIVIDADE – narrativa de um processo de compra para bicicletas por diferentes consumidores na cidade de Curitiba.
ASSUNTO – Consumidores de bikes em curitiba
1. APRESENTAÇÃO – As grandes cidades tem passado por uma discussão de como dar mais mobilidade aos seus cidadãos, reduzindo o tempo gasto, o custo de investimento e custo de deslocamento, além da questão da poluição do ar e sonora.
Curitiba, como uma grande cidade, não fica isenta de tal discussão. A cidade tem uma das maiores taxa de automóveis privados per capita do país; já foi modelo em seu sistema de transporte público via ônibus, mas que hoje dá claros sinais de estrangulamentos. Há uma tentativa de dar mais qualidade do ar com a troca de antigos ônibus a diesel por veículos híbridos, e uma eterna discussão a respeito de um sistema de metrô que por enquanto não deixa de ser uma bela proposta.
Por outro lado, é possível observar um aumento no uso de bicicletas na cidade de Curitiba. Homens, mulheres, jovens, adultos, pessoas com mais idades, operários, estudantes, profissionais liberais, enfim... há uma diversidade de grupos que passam a usar a bicicleta em seus cotidianos.
Acrescenta-se ainda, as pessoas que usam a bike como uma atividade de lazer nos fim de semana, e os atletas, profissionais, semi-profissionais ou pessoas comuns que vêem a bike como uma forma de melhorar o condicionamento físico, saúde e estética corporal.
Mas uma questão se coloca... quem são os ciclistas de Curitiba ? Como podemos dividi-los em segmentos de mercado ? Como compram ou compraram suas bicicletas e demais acessórios que envolve o cotidiano de um ciclista.
2. DESAFIO – O desafio da atividade é desenvolver um processo de compra de uma bicicleta para um morador da cidade de Curitiba, que é ciclista ou pretende ser ciclista.
Para tanto desenvolver tal processo não é uma atividade básica, visto que as variáveis são inúmeras e os tipos de consumidores, com