Declaração de Alma-Ata
Apoio à saúde das mulheres
Alimentação e nutrição
Tabaco e álcool
Criação de ambientes favoráveis à saúde
APOIO À SAÚDE DA MULHERES:
As mulheres, como trabalhadoras, como mães, como donas de casa, são consideradas como as mais importantes promotoras da saúde. Muito deste trabalho de promoção é feito sem qualquer retribuição.
Nos tempos que decorrem torna-se urgente dar maior reconhecimento e apoio às organizações destas mulheres. Para que isto aconteça todas as mulheres devem ter facilidade em aceder à informação, a redes existentes e a fundos, para que estejam sempre atualizadas e assim promovam a saúde nas suas casas, nos seus locais de trabalho da melhor forma.
As mulheres pertencentes, ou não, a grupos minoritários indígenas ou étnicos para assegurarem o seu valor cultural devem sempre praticar o direito da autodeterminação da sua saúde.
A falta de reconhecimento e apoia a estas organizações origina um aumento da desigualdade social. Para combater este aumento os países devem desenvolver determinadas politicas publicas destinadas às mulheres, como:
Distribuição equitativa no trabalho da prestação de cuidados;
Respeito pelas necessidades e vontades das mulheres relativas às práticas de nascimento;
Prestação de apoios aos cuidados relativos a licenças parentais e de saúde.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO:
O principal objetivo das políticas públicas saudáveis da Declaração de Alma-Ata é a eliminação da fome e da subnutrição.
Com estas políticas e tendo em conta as diferenças culturais, procura-se que todos tenham quantidades suficientes de alimentos saudáveis. Para isto, devem ser criadas condições de produção e distribuição de alimentos que resultem numa igualdade de preços.
Com isto, todos os governos devem adotar medidas de desenvolvimento alimentar e de nutrição que inclua fatores agrícolas,