CADEIA DE SUPRIMENTOS
*PROD MAT PRIMA – PROD COMPONENTES – PROD SUBMONTAGENS – PROD MONTAGENS – MONTATEGEM PRODUTO – DISTRIBUICAO – VAREJO
*LOGISTICA: é a parte dos processos da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e estocagem dos bens, serviços e informações, com objetivo de atender as necessidades dos clientes.
*FOTORES SUCESSO: cada nível dentro da cadeia de suprimentos deve usar ferramentas coerentes para planejamento e processo; deve ser possível integrar a demanda, do maix baixo ao alto nível; transmissão dos dados deve ser rápida, isso pode ser alcançado usando-se o EDI e código de barras.
*SCM: pode ser usada nas áreas de produção para controlar o fluxo material, nos depósitos e em sistemas de distribuição; as decisões são analisadas antes da entrada em operação: tais como: compra de novos equipamentos, novos sistemas e programações.
*BULLWHIP EFFECT: -sistemas dinâmicos, -telefone sem fio, -aumento da variabilidade, -amplificação da demanda, ao longo da cadeia de suprimentos, -aumenta o montante da cadeia, -despertando interesse dos pesquisadores.
*CAUSAS: atualização da provisão de demanda; lead time elevado; pedidos por lotes; pedidos inchados; flutuações dos preços e do mercado; ineficiência no fluxo de informação.
*METODOS P LIDAR: Redução da variabilidade; redução do lead time; agilização nas tomadas de decisões; diminuição do tamanho do lote; preço baixo todo dia; aumento do numero de entregas; redução do numero de estagio na cadeia; EDI.
*TERCEIRIZAÇÃO: é definida como o ato de transferir atividades internas e a responsabilidade de decisões de uma empresa para um fornecedor externo. –fornecedores de peças; manutenção; fundição; limpeza; restaurante; embalagem.
*RAZÕES: motivos organizacionais; busca de melhorias; motivos financeiros; busca de receita; redução dos