Fotografia no cinema
A fotografia no cinema brasileiro
Prof : Roselita Lopes
Nome: Nicoly Pellatiero
4º Semestre
Data: 30/04/2014
1
Índice
Uma breve história – da fotografia ao cinema.....3
O diretor de fotografia.....4 pág
Relações entre cinema e fotografia.....4 pág
A fotografia no cinema nacional.....5 pág
Diretores e seus estilos.....6 pág
Grandes exemplos.....10 pág
Anexos.....13 pág
Bibliografia.....15 pág
2
Uma breve história – da fotografia ao cinema
Duas artes que são totalmente ligadas, cinema e fotografia, uma não aconteceria sem a outra. Até o século XIX ainda não havia sido possível registrar o movimento, somente cenas paradas e simples. Foi então que o fotógrafo inglês Eadweard J. Muybridge teve a idéia de registrar imagens em sequência, uma ação simples que mudaria a história das artes. Ao primeiro momento ele desenvolveu um sistema que tirava 24 fotos em sequência, essas podiam ser vistas através de um aparelho chamado zoopraxiscópio(anexo 1).
O zoopraxiscópio nada mais era do que um projetor de filmes, que transmitiam somente 24 cenas. A primeira movimentação de fotos que Eadweard realizou foi um cavalo a galope em 1879. O curioso dessas cenas é que o inglês inventou esse método apenas para provar que as patas do cavalo saem simultaneamente do chão.
Podemos citar outros inventos, como o Cinetoscópio, inventado por Thomas A.
Edison, que é de grande importância para o cinema. O invento consistia em um filme perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, na qual só cabia uma pessoa em cada apresentação. A projeção precisava ser vista por uma lente de aumento.
Foi Edson que em 1890 criou o que hoje é considerado o primeiro filme do cinema “Black Maria”. A partir de então muitas invenções foram feitas para que chegássemos ao filme de hoje, entre elas podemos citar:
Cinematógrafo - Louis e Auguste Lumière.
O americano Edwin S. Porter, apropriou-se do uso de maquetes,