Contabilidade de custo ABC
Bacharelado em ciências contábeis
Roberto Juriti
Custeio ABC
Contabilidade de Custos
São Paulo
2013
Custeio ABC - Activity Based Cost ( custeio baseado na atividade)
Segundo Vicente Carioca (2009), o critério ABC tem como fundamento levantar as atividades necessárias para que um produto seja produzido, para, em seguida, agregar os custos dessas atividades ao produto. No entanto, não distingue despesas ( Aquelas que ocorrem na área da administração geral) de custos( aquelas que ocorrem na área de produção). Por essa razão, a legislação brasileira do imposto de renda não admite esse critério.
Ele consiste na determinação dos custos de cada atividade que a empresa executa em sua cadeia interna e na identificação dos direcionadores para a incorporação dos custos dessas atividades aos produtos.
Embora não seja aceito pela legislação do imposto de renda, trata-se um critério de custeio que produz dados muito importantes ao gerenciamento estratégico, pois, ao determinar o custo de uma atividade, torna-se possível identificar também qual é o valor que ela agrega para empresa. Nesse cenário os custos passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes, com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais.
Além disso, seus conceitos, associados aos conceitos de outros critérios, produzem, por exemplo, sistemas híbridos de formação dos preços de vendas, que são indispensáveis ao processo de gestão