Reinventando as Humanidades
Nilson Oliveira
Reinventando as Humanidades
O livro As razões do iluminismo, produzido por Rouanet, Sérgio Paulo nascido no Rio de Janeiro em 1934, um diplomata, filósofo, professor universitário, tradutor e ensaísta brasileiro. É o oitavo ocupante da cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras desde 1992. É graduado em ciências jurídicas e sociais e realizou seu mestrado em economia, ciência política e filosofia na USP, onde também se doutorou em ciência política. Fez Pós-Graduação em Economia (Universidade George Washington), Pós-Graduação em Ciências Políticas (Georgetown University), Washington, Pós-Graduação em Filosofia (New York School for Social Research), Nova York.
Os ensaios recolhidos neste volume procuram refletir sobre três crises interligadas, que se manifestam hoje em dia no Brasil e no mundo, sob a forma de três rebeliões: contra a razão, contra a modernidade e contra a ilustração. Nos três casos, o autor assume uma posição de contracorrente e propõe um resgate crítico do conceito de razão, do projeto da modernidade e do legado da ilustração.
As razões do Iluminismo foi publicada em 1987. Já se passaram três décadas a abordagem continua atual. Quando a obra foi produzida o Brasil passava por importantes transformações, com a tecnologia em alto, com a maior modernização, e um maior ensino da tecnocracia no país, o que caba por influenciar o ensino das humanidades.
Rouanet trata as transformações ocorridas pelo ensino, discutida como “uma nova política educacional e cultural’’ (p.304 ), na qual o Brasil passou a se expressar mais nas áreas tecnológicas deixando de lado as humanidades, que em sua visão deveria ter uma maior expressão como tenha na década de 50.
O Autor acredita que tem tudo a ganhar com a construção de um novo iluminismo racional e crítico, como na época das luzes. Trata também da mudança na forma