Hitchcock
Alfred Hitchcock
A Vida e Obra de um Génio
Índice
Alfred Hitchcock 3
Primeiros Anos 3
Período Inglês 5
Hollywood 9
Rebecca 9
Hitchcock “emprestado” 11
Notorious 13
The Paradine Case e o fim da relação com Selznick 15
Transatlantic Pictures 16
A Grande Fase de Albert Hitchcock 17
Psycho 18
Depois de 1960 19
A morte do génio 19
10 elementos chave na sua obra 21
Psycho 24
Alfred Hitchcock Presents 28
Webgrafia 31
Alfred Hitchcock
Alfred Hitchcock foi um dos maiores cineastas do século XX. O “Mestre do Suspense” realizou uma série de filmes magníficos e influentes durante toda a sua carreira, angariando milhões de fãs.
Hitch (como era chamado nos Estados Unidos) foi sempre uma pessoa complexa, apesar da imagem de simplicidade que gostava de cultivar. Nos seus filmes a sua complexidade ficava mais evidente, sendo que a sua timidez e os seus medos ficavam ligados à sua figura obesa e irónica (tal como se apresentava nas aberturas do seu programa de televisão), contudo os seus filmes respiravam sexo e violência, elementos sempre apresentados com elegância e requinte.
Poucos cineastas conseguiram dominar as técnicas do seu ofício para produzir os efeitos desejados na plateia como Hitchcock o fez durante toda a sua carreira.
Primeiros Anos
Nascido a 13 de agosto de 1899, no bairro de Leytonstone, a nordeste de Londres, Alfred Joseph Hitchcock era o mais novo dos três filhos de William Hitchcock e Emma Jane Hitchcock, um casal de vendedores de galinhas e hortaliças.
Tendo um irmão e uma irmã mais velhos, que devido à diferença de idades não brincavam com ele, a infância de Hitchcock ficou assim marcada pela solidão e também pela severidade do seu pai.
Com cerca de cinco anos, de acordo com Hitchcock, foi enviado pelo seu pai para a esquadra da polícia local, com uma nota pedindo ao guarda para prendê-lo por cinco minutos como punição por se comportar mal. O terror que