Reino Fungi
Normalmente macroscópicos, os organismos pertencentes ao reino fungi são chamados fungos. Estes, são eucariontes, heterótrofos e se alimentam de nutrientes absorvidos pelos meios. Os mais conhecidos por nós são o bolor de pão, mofo, orelha de pau, leveduras e cogumelos. O estudo desses seres é denominado micologia. Os fungos podem ser de espécies de vida livre ou associadas por meio de simbiose com outros organismos, como os líquens – estes têm uma relação harmônica interespecífica com algas. No entanto, algumas espécies associadas são parasitas e mantêm relações desarmônicas com plantas e animais
Características
Esses organismos vivos são:
Macroscópicos - ou seja, podem ser vistos mesmo a olho nu, sem ajuda de dispositivos de aumento de visão, como os microscópios e afins;
Eucariontes – que apresentam núcleo celular separado do citoplasma por meio de uma membrana específica;
Heterótrofos – não produzem seu próprio alimento, ao contrário de, por exemplo, os seres vivos que fazem fotossíntese.
Fungos Unicelulares
À primeira vista, parece que todo o fungo é macroscópico. Existem, porém, fungos microscópicos, unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo é utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza.
Fungos Pluricelulares
Os fungos pluricelulares possuem uma característica morfológica que os diferencia dos demais seres vivos. Seu corpo é constituído por dois componentes: o corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos, e o micélio é constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa.
Na maioria dos fungos, a parede celular é complexa e constituída de quitina, a mesma substância encontrada no esqueleto dos artrópodes.
O carboidrato de reserva energética da maioria dos fungos é o glicogênio, do mesmo modo que acontece com os animais.
Tipos de Hifas
Dependendo