REINO FUNGI
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------- 4
2. CAPÍTULO 1 – REINO FUNGI ORIGEM ------------- 5
3. CAPÍTULO 2 - CARACTERÍSTICAS -------------------------- 7
4. CAPÍTULO 3 - TIPOS DE FUNGOS ------------------------------ 11
5. CAPÍTULO 4 – REPRODUÇÃO ---------------------------------------- 13
6. CONCLUSÃO ---------------------------------------------
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------------
Reino Fungi
Introdução
O Reino Fungi compreende os organismos eucariontes, heterotróficos que se alimentam de nutrientes absorvidos do meio, com espécies unicelulares e multicelulares formadas por filamentos denominados hifas. São conhecidos popularmente por: leveduras (fermento), bolores, mofos, cogumelos e orelha-de-pau. Existem espécies de vida livre ou associadas (em simbiose) com outros organismos, como por exemplo, os liquens, uma relação harmônica interespecífica de fungos e algas. Contudo, algumas espécies são parasitas, mantendo relações desarmônicas com plantas e animais. A maioria é saprofágica, alimentando-se da decomposição de cadáveres.
A classificação dos quatro Filos obedece a critérios reprodutivos (diferença entre as estruturas reprodutivas), com ciclo de vida em duas fases: uma assexuada e outra sexuada.
Dessa forma, o Reino Fungi se subdivide nos Filos: Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e os Deuteromycetes. É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.
CAPITULO 1 - O REINO FUNGI ORIGEM
O Reino Fungi é um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos é um dos cinco grupos de Reinos caracterizado por Whittaker (1969) e, segundo a