Reino dos Fungos
Eles são formados pelos fungos que, em certas condições, crescem em paredes, na roupas, nos sapatos, no pão, nas frutas, nas verduras.
Você sabe o que são micoses?
São as doenças também causadas por fungos. As frieiras dos dedos dos pés e a monalise ou "sapinho" são exemplo de micoses que ocorrem em seres humanos. Mas eles também causam doenças em outros animais e nas plantas, por exemplo, incluindo espécies cultivadas. A área da ciência que estuda os fungos é a micologia
Muita gente confunde fungo com as plantas. A ciência, no passado, também já os classificou assim. Porém, com o estudo das estruturas celulares, verificou-se que as células dos fungos são diferentes das células das plantas. A célula do fungo não possui clorofila, logo ela não tem a capacidade de fazer fotossíntese. As suas células têm paredes rígidas, mas que não são formadas por celulose, como acontece com as plantas. Nas células dos fungos existe quitina, uma substância também presente na casca de alguns animais, como os insetos.
Com características tão próprias, os fungos são classificados pela ciência em um reino específico.
Todos esses seres conhecidos como mofos, bolores, cogumelos ou leveduras, pertencem ao Reino dos fungos. Os fungos são seres vivos sem clorofila e podem ser unicelulares, as leveduras, utilizadas como fermento na fabricação de massas, ou pluricelulares, como os cogumelos.
As hifas, que formam a maioria dos fungos pluricelulares, crescem e vivem escondidas sob o solo, sob a casca do tronco de árvore ou sob a matéria orgânica, isto é, restos de seres vivos.
No cogumelo-de-chapéu, o micélio apresenta em seu "chapéu" muitas hifas férteis,