Leis de Newton
Engenharia Civil
Leis de Newton
1º Período “C”
Leis de Newton
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. As leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.
As leis de Newton constituem os três pilares fundamentais do que chamamos Mecânica Clássica, que justamente por isso também é conhecida por Mecânica Newtoniana.
As três Leis de Newton são:
1.º Lei - Lei da Inércia
Inércia é a resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento. Quanto maior for a massa do corpo, maior a sua inércia, ou seja, maior a resistência que este oferece à alteração do seu estado. De acordo com esta lei:
-Um corpo que se encontre em repouso, continuará em repouso se a resultante das forças que nele atuam for nula;
-Um corpo em movimento, continuará a mover-se em linha reta e sempre à mesma velocidade (M.R.U.), se a resultante das forças que nele atuam for nula;
-Para que haja alteração da velocidade do corpo, é necessário que se exerça sobre este uma força.
Exemplo da primeira Lei de Newton:
Um foguete no espaço pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores apenas por Inércia.
Quando os propulsores do foguete são desligados ele continua seu movimento em linha reta e com velocidade constante.
2.ª Lei - Lei Fundamental da Dinâmica
De acordo com esta lei, sempre que aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual.
A 2ª lei de Newton diz que a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa, ou seja:
ou em módulo: F=ma Onde:
F é a resultante de todas as forças que agem sobre o corpo (em N); m é a massa do corpo a qual as forças atuam (em kg); a é a