Reino dos Fungos
Fazem parte desse reino os seres conhecido como bolor, cogumelos e leveduras.
As leveduras são organismos unicelulares enquanto os bolores não pluricelulares. Os fungos são heterótrofos, ou seja, incapaz de produzir seu próprio alimento. Portanto, juntamente com as bactérias, transformam a matéria orgânica do ambiente, sendo seus principais decompositores. São também eucariontes, apresentado, em sua estrutura celular: membrana, citoplasma e núcleo.
Alguns fungos sã parasitas: alimentam-se de substâncias que retirar do ser vivo hospedeiro, como é o caso das micoses que ocorrem em animais, ou da chamada ''ferrugem'' que ataca as plantas.
Os fungos pluricelulares possuem longas células dominadas hifas, as quais, reunidas, foram uma massa contínua, chamada núcleo.
Várias são as utilizações dos fungos, mas, em alguns casos, eles causam doenças no ser humano.
A utilização dos fungos na indústria alimentícia é muito antiga. As levedura, mais especificamente, são conhecidas hã muito tempo por sua capacidade de fermentação, O fungo Saccharomyces Cerevisiae, mais conhecido como "fermento de padaria", é utilizado na produção de pães, álcool antisséptico, combustível e bebidas alcoólicas. Esse fungo age sobre o açúcar dos alimentos, produzindo dióxido.
Os fungos fungos também são usados pela industria de laticínios, como ocorre na produção do queijo roquefor.
Há outra variedade de fungo, o chamado champignos, muito apreciado na culinária, pois nem todo cogumelo é comestível r alguns são até mesmo venenosos.