O reino dos fungos
O REINO DOS FUNGOS
Os fungos são conhecidos como mofo, bolores, cogumelos ou leveduras.
Locais onde os fungos podem ser encontrados: * Roupas, paredes, pão, frutas, verduras, pele, plantas e etc.
Principais características dos fungos: * Não possuem clorofila. * São unicelulares ou pluricelulares. * Pode possuir vida livre ou não. * São encontrados nos mais variados ambientes, principalmente em ambiente úmido e rico em matéria orgânica. * São organismos eucariontes.
O corpo dos fungos: * A substância principal das paredes dos fungos é uma substância chamada QUITINA. * Seu corpo é originado por HÍFAS que formam uma massa chamada MICÉLIO. Reprodução: * Sexuada e assexuada. * O micélio se desenvolve subterraneamente, hifas férteis se localizam no meio aéreo, uma estrutura chamada CORPO DE FRUTIFICAÇÃO. Essa estrutura possui um “chapéu”, que possui vários esporângios. Cada esporângio é uma estrutura produtora de unidades de produção chamadas esporos. Os esporos são eliminados no ambiente, espalham-se pela ação do vento, os esporos germinam e originam hifas que formarão um novo fungo.
Como vivem os fungos: * Podem viver sob temperatura que variam de 60°C a 10°C. * Como são heterotróficos, precisam de matéria orgânica para sua sobrevivência. * Desenvolve-se bem em lugares úmidos.
Os fungos são basicamente classificados em três grupos: 1) FUNGOS DECOMPOSITORES – Nutrem-se da matéria orgânica do corpo de organismos mortos ou de resíduos de seres vivos eliminados no ambiente (pele, folhas e frutas). Esses fungos são muito importantes no equilíbrio biológico.
2) FUNGOS PARASITAS – São fungos que vivem a custas de outro ser vivo, prejudicando-o e podendo até matá-lo.
3) FUNGOS MUTUALÍSTICOS – São fungos que se associam a outros seres