Reinclusão social do idoso
SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE AÇÃO
Inclusão Social do Idoso
2012/1
CLEIDE MARIA DA SILVA AZEVEDO
PROJETO DE AÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Supervisionado
1.APRESENTAÇÃO
O estágio supervisionado em Serviço Social têm como referência especifica a Lei de regulamentação da profissão – Nº 8662/93, o Código de Ética do profissional – Resolução CFESS n° 273/93 de março de 1993, Resolução CFESS N° 533/2008 Supervisão Direta de Estágio e as diretrizes curriculares da ABPSS e vem dar cumprimento do artigo 4° do decreto 87.497, regulando a matéria que se encontra detalhada em regulamento próprio. Destina-se a pesquisa do exercício profissional do Serviço Social.
O profissional de Serviço Social é comprometido com valores que dignifica e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidade, sem discriminação de qualquer natureza, tendo construído como projeto ético-político e profissional, referendado em seu Código de Ética Profissional, o compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia. Este projeto será realizado no CRAS de Japaratinga, através do Grupo Melhor Idade Reviver localizado na Rua João Pedro Celestino, s/n, Centro, Japaratinga/AL. O GMIR (Grupo Melhor Idade Reviver) é um grupo de convivência, ou seja, um espaço desenvolvido com o objetivo de promover o encontro de idosos, através do desenvolvimento de atividade planejadas e sistematizadas, que possibilitam a melhoria do seu convívio com família e a comunidade. Tem como público alvo idosos a partir de 55 anos, mas como forma de prevenção considerando que o nordestino envelhece mais precocemente e tem a menor taxa de longevidade do país.
O grupo de convivência é uma concepção mais aberta de