Natação na velhice
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ATIVIDADES AQUÁTICAS I
PROFESSOR LUIZ TADEU
ALUNOS: BRENO FARIAS
IAN VEIGA
ISABELA VILELA
JÔNATA OLIVEIRA
LUIZ PINTO
TRABALHO DE NATAÇÃO PARA IDOSOS
01/12/2014
Introdução
O presente trabalho irá abordar o assunto Natação para Idosos. Contando com a caracterização do público alvo, processo fisiológicos pelos quais estão passando, alterações psicológicas, processo de aprendizagem, benefícios para saúde, benefícios de ser uma atividade dentro da agua, assim oferecendo condições favoráveis para determinados movimentos e o passo a passo de com o que profissional de Educação Física deve estar atento para proporcionar ao mesmo tempo em que melhora na saúde, uma sensação de bem estar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
“A prática regular de atividades aquáticas é adequada à população idosa e recomendada por médicos, oferece segurança, diminui o impacto sobre as articulações, auxilia na mobilidade e na postura, melhora a aptidão física e as atividades de vida diária”
(AIDAR et al.,2006; CERRI e SIMÕES, 2007; CARDOSO, MAZO, BALBÉ, 2010).
Relatos dos Idosos praticantes de Natação
“Olha, para mim tem muito sentido. É muito importante para mim. Além da gente aprender, que a gente sabe que faz muito bem para a saúde, para a locomoção, a respiração, a circulação, porque quando a gente fica com mais idade a tendência é ter mais peso, e favorece bastante a perda de peso. É uma coisa muito importante também, a amizade que a gente conquistou aqui [...] e isso é uma coisa muito importante, justamente na terceira idade. E mais importante ainda, a gente não fica doente. Eu costumo dizer que aqui a gente aprendeu a ter saúde” (Estelita).
“Tem muito significado. Antes de vir para cá eu vivia assim, numa depressão, na cama, no psiquiatra [...] problemas particulares [...] . Aí uma irmã que vem aqui disse: não, vamos lá.
Então vamos. Aí agora não sei, só o