levantamento de demandas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, situado à Avenida Presidente Castelo Branco, Bairro Centro, surgiu no ano de 2006, na cidade de Delmiro Gouveia – AL. A instituição foi construída na administração de Luiz Carlos Costa. Inicialmente na cidade não havia o CREAS, existia somente o Programa Sentinela1.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS constitui-se numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.
O CREAS oferta atenções na ocorrência de situações de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violência física/psicológica/sexual, discriminações sociais e restrições a plena vida com autonomia e exercício de capacidades, prestando atendimento prioritário a crianças, adolescentes e suas famílias, idosos, mulheres, pessoa com deficiência, homossexuais e toda população que estiver sob violação de direitos.
Os serviços previstos no CREAS são: Serviço de Enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças, adolescentes; Serviço de Orientação e Apoio Especializado a Indivíduos e Famílias com seus Direitos Violados; e Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Sócio-Educativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.
Com a realização do Estagio Supervisionado em Serviço Social foi identificado que a principal problemática da instituição de campo é o trabalho com Grupos de Convivência para que o fortalecimento de vínculos familiares e a superação da situação de violência ou violação de direitos sejam solucionados,