reinclusao da terceira idade
10
A reinclusão da terceira idade: uma abordagem para a responsabilidade social
Resumo
E
ste estudo de caso é sobre uma empresa carioca de recursos humanos que vem recrutando e selecionando pessoas com idade acima de 55 anos por meio de um projeto denominado “A terceira idade dá o troco”. O projeto tem como principal cliente uma rede de supermercados cujo planejamento estratégico, antes desse projeto, não incorporava a responsabilidade social entre suas prioridades.
Em função do excelente desempenho dos trabalhadores da terceira idade, da repercussão com os clientes e do aumento nas vendas, a diretoria da rede de supermercados em questão resolveu contratar, para as outras 14 filiais, mais funcionários com esse perfil, principalmente no período de descanso (domingos e feriados) de seus outros empregados.
A partir de uma mudança em seu ambiente organizacional, a empresa fez com que seus proprietários e funcionários tomassem uma atitude proativa diante dos candidatos que se apresentam em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.
A reinclusão da terceira idade: uma abordagem para a responsabilidade social
Introdução
A responsabilidade social está sendo discutida em todos os níveis da sociedade. Sem responsabilidade, não se pode demonstrar lealdade nem espírito de iniciativa e não há comprometimento com os resultados da equipe em que se trabalha, as pessoas com quem convive e o ambiente em que habita. Só pessoas que têm auto-estima, sentimento e poder próprio são capazes de assumir responsabilidades.
Em uma empresa, a responsabilidade social deve compreender aspectos que vão desde sua capacidade de transferir valores éticos, morais e intelectuais até sua contribuição para a melhoria imediata das condições de vida das camadas mais carentes da sociedade na qual ela opera, estendendo-se a seus funcionários, fornecedores e clientes. Compondo o tema sobre o uso do trabalhador da terceira idade, temos a questão das