LINGUAGEM CIENTÍFICA
Objetividade:
-Ausência de impressões subjetivas que se referem a eventos ou características que não foram, de fato, observados. A linguagem científica deve reproduzir o que realmente aconteceu e/ou foi dito.
-É uma das características principais da linguagem científica, uma vez que permite a aproximação da realidade.
-Distingue o relato científico de outros tipos de relato, que têm como objetivo expressar a opinião das pessoas. O relato científico não busca a expressão das opiniões pessoais do cientista, mas a descrição do fenômeno estudado.
-No contexto da observação do comportamento, elimina as divergências entre observadores diferentes, na medida em que descreve exatamente as ações que aconteceram. Ou seja, a objetividade permite a fidedignidade nas observações.
PRINCIPAIS ERROS CONTRA A OBJETIVIDADE
-Utilização de termos que designem estados subjetivos, como ‘triste’, ‘cansado’, ‘alegre’, etc.
Por exemplo: Ao invés de registrar ‘S está alegre’, o observador deve registrar ‘S sorri, bate o pé direito no chão acompanhando o ritmo da música’.
-Atribuição de intenções ao sujeito. O observador deve descrever ou registrar o comportamento e as circunstâncias em que ele ocorre, sem interpretar as ‘intenções’ do sujeito.
Por exemplo: Ao invés de registrar ‘S tenta pedir um lugar aos passageiros’, o observador deve registrar ‘S vira a cabeça em direção aos passageiros’.
-Atribuição de finalidades à ação observada. O observador deve descrever ou registrar o comportamento e as circunstâncias em que ele ocorre, sem atribuir uma finalidade ou objetivo ao comportamento observado.
Por exemplo: Ao invés de registrar ‘S fecha a porta porque venta’, o observador deve registrar ‘S fecha a porta. Venta lá fora.’
CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM CIENTÍFICA
Clareza e exatidão (precisão):
-Uso de uma linguagem de fácil compreensão (linguagem clara), e que represente as coisas com exatidão (linguagem precisa).
-A