Rei Arthur
O presente trabalho tem por objetivo analisar uma obra do Período Literário denominado Trovadorismo – Era Medieval (2ª fase). Para isso, o corpus analisado será o romance O Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, de Sir Thomas (adaptação de Ana Maria Machado). Considerando a leitura do livro, o estudo das características do período e os teus conhecimentos de mundo, realizar uma análise da narrativa (ficha de leitura).
Desenvolvimento 1. Rei Arthur - filho de Uther Pendragon, Rei Arthur sempre foi um bom homem digno de um rei, e quando chegou o seu dia mostrou isso para todos que estavam ali presentes, sem entender a situação que estava ocorrendo naquela noite Arthur retira a espada que se encontra cravada na pedra e na bigorna e a partir desse dia em diante se vê como rei da Inglaterra. “ Com a maior facilidade, a espada deslizou de dentro da bigorna para as mãos de Arthur” (4° parágrafo) Página 13.
Sir Lancelote - Um dos melhores cavaleiros da Távola Redonda, muito admirado por sua força e coragem, para ele não haviam limites, lutava com honra. Foi escolhido por Arthur para se tornar uma cavaleiro da Távola Redonda. “Ah Merlin tu o matastes com teus poderes e nunca houve cavaleiro mais admirável.” (7° parágrafo) Página 19.
Galahad – Um grande cavaleiro, filho de Sir Lancelote do Lago, é um rapaz puro sem pecados. É ele que se senta na cadeira perigosa mostrando sua bravura ao retirar a espada da bigorna e adquirindo a mesma, tornando se assim um cavaleiro da Távola Redonda. “Arthur levantou-se e, tomando Galahad pela mão, levou-o até a pedra que flutuava sobre o rio. Assim que a viu, Galahad tocou a espada, tirou-a facilmente do mármore e enfiou na bainha.” (8° parágrafo) Página 49. 2. Mordred - Filho do Rei Arthur, Mordred tinha inveja de seu próprio pai e queria o trono para ele, o Rei Arthur tinha sido avisado por Merlim antes de sua morte