A MUSICA E SEUS ELEMENTOS
Em primeiro lugar vem a pergunta: O que é música? Segundo os dicionários, música é:1. Arte de combinar sons para que produzam efeito agradável, 2. Resultado da combinação dos sons, 3. Composição musical, 4. Execução de qualquer peça musical. Música é arte. Sim, é a arte de exprimir os sentimentos através dos sons. A música é constituída de três elementos fundamentais: melodia, harmonia e ritmo.
A música, segundo a teoria musical, é formada de três elementos principais. São eles o ritmo, a harmonia e a melodia. Entre esses três elementos podemos afirmar que o ritmo é a base e o fundamento de toda expressão musical.
Sem ritmo não há música. É o elemento que nos dá a duração exata da emissão de cada som. Esse foi o primeiro elemento a surgir. Acredita-se que os movimentos rítmicos do corpo humano tenham originado a musica. O ritmo é de tal maneira mais importante que é o único elemento que pode existir independente dos outros dois: a harmonia e a melodia.
A harmonia, segundo elemento mais importante, é responsável pelo desenvolvimento da arte musical. Foi da harmonia de vozes humanas que surgiu a música instrumental. É um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo. Devemos ter o cuidado de não confundir harmonia com polifonia. Polifonia são duas ou mais melodias diferentes (de instrumentos diferentes) tocadas ao mesmo tempo.
A melodia, por sua vez, é a primeira e imediata expressão de capacidades musicais, pois se desenvolve a partir da língua, da acentuação das palavras, e forma uma sucessão de notas característica que, por vezes, resulta num padrão rítmico e harmônico reconhecível. Também chamada de linha melódica, é a parte principal de uma ideia musical. Formada por uma sucessão de sons de diferente duração, altura e intensidade, ela é o “canto” que nos faz reconhecer uma música apenas de ouvir alguém cantarolar.
O que resulta da junção da melodia, harmonia e ritmo são as consonâncias e as dissonâncias.
Acontece, porém, que as