Regras dos Quatro Nados
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGIAS DAS MODALIDADES ESPORTIVAS AQUÁTICAS
(TRABALHO SOBRE AS REGRAS DOS QUATRO NADOS)
MARIA MENDES SILVA
JOÃO PESSOA
2013
MARIA MENDES SILVA
Trabalho apresentado como conclusão da segunda avaliação do segundo trimestre do 4° período do curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau. Sob a supervisão do Profª Ana Maria de Souza.
JOÃO PESSOA
2013
1. NADO COSTAS
1.1 Os nadadores devem alinhar-se na água, de frente para a cabeceira de saída, com as mãos colocadas nos suportes de agarre. Os pés e os dedos devem ficar paralelos sob a superfície da água. É proibido se manter sobre a calha e dobrar os dedos sobre a mesma.
1.2 Ao sinal de partida e na virada, o nadador deve dar um impulso e nadar de costas durante o percurso, exceto quando executa a volta, de acordo com a posição normal de costas pode incluir um movimento rotacional do corpo, mas não deve ultrapassar os 90°.
1.3 Alguma parte do nadador tem que quebrar a superfície da água durante o percurso, não podendo ficar totalmente submerso, exceto quando é permitido durante a volta e por uma distância não maior que 15 metros após a saída e em cada volta. Neste ponto a cabeça tem que quebrar a superfície.
1.4 Durante a volta, os ombros podem girar além da vertical para o peito após o que uma contínua braçada ou uma contínua e simultânea dupla braçada podem ser usadas para iniciar a volta. Quando o corpo deixar a posição de costas, não pode haver mais pernada ou braçada que seja independente da ação contínua de volta. O nadador tem que retornar à posição de costas após deixar a parede. Na volta, tem que existir o toque na parede com alguma parte do corpo do nadador.
1.5 Ao final da prova, o nadador tem que tocar a parede na posição de costas.
2. NADO PEITO
2.1 A parti da primeira braçada após a saída e após cada virada, o corpo