CONFORMAÇÃO MECANICA DOS MATERIAIS
Temperatura de fusão: É a temperatura em que o metal passa do estado sólido para o liquido.
Fluidez: É a capacidade de o material escoar com maior ou menor facilidade.
LAMINAÇÃO: É um processo de conformação mecânica, pelo qual um lingote de metal é forçado a passar entre dois cilindros que giram em sentidos opostos, assim é feita a redução da espessura do metal.
Laminação a frio: Se aplica a metais de fácil conformação em temperatura ambiente, é mais econômico como no caso do alumínio, cobre e outras ligas.
Laminação a quente: Para materiais de difícil conformação, como o aço.
Classificação dos laminadores: DUO (2 cilindros), TRIO (3 cilindros), QUADRO (4 cilindros), UNIVERSAL E SENDZIMIR.
CARACTERISTICAS E DEFEITOS DOS PRODUTOS LAMINADOS:
Vazios: Pode ter origem nos rechupes ou gases retidos durante a solidificação do lingote, causa defeitos na superfície e enfraquecimento da resistência do produto.
Gotas Frias: São respingos de metal que se solidificam nas paredes do lingote durante o vazamento. Isso faz com que a gota permaneça no material, causando defeitos na superfície.
Trincas: Aparecem no lingote, durante operações de redução feitas em temperaturas inadequadas.
Dobras: Acontecem por causa de reduções excessivas em que um excesso de massa metálica ultrapassa os limites do canal.
Inclusões: São partículas resultantes da combinação de elementos presentes na composição química do lingote, ou desgaste de refratários e pode fragilizar o material durante a laminação quanto defeito na superfície.
Segregações: Acontece pela concentração de elementos que são os últimos a se solidificarem no lingote, causa fragilidade e enfraquecimento.
ENCRUAMENTO: É o resultado de uma mudança na estrutura do metal, associada a uma deformação permanente dos grãos do material, quando é