Natação
O Estilo Medley consiste na junção dos quatros nados em uma só modalidade. Sendo eles; o Nado Borboleta, o Nado Costas, o Nado Peito e o quarto são Livres de escolha do atleta. As maiorias por sua vez preferem o Nado Crawl, sendo ele mais rápido que os demais.
O segredo do nado medley está na transição dos estilos.
O nadador tem que saber manter um bom padrão de nado e principalmente a velocidade após a troca de estilo.
Medley Individual e Revezamento.
O nado medley, em competições, pode ser disputado nos 200 ou 400 metro individual e em revezamentos. Além disso, ainda há a subdivisão entre piscina longa (50m) e piscina curta (25m).
A prova de 200 metros medley disputada individualmente é composta de 4 percursos de 50 metros cada, o nadador deverá nadar os 4 estilos de acordo com a ordem pré-determinada.
1º Borboleta
2º Costas
3º Peito
4º Livre (Crawl)
Já a de 400 metros medley é composta de 4 percursos de 100 metros cada, e cada equipe formada por 4 nadadores nadam um determinado estilo, cada um no que tem melhor desempenho.Na prova dos 400 metros muda-se a seqüência, ficando pré-determinada assim:
1º Costas
2º Peito
3º Borboleta
4º Livre (Crawl)
No estilo medley revezamento muda-se a seqüência por causa da saída de costas que deve ser realizada dentro d’água e também não da p/ fazer uma saída de costas sobre o colega borboletista.
Sendo assim deixa de lado a sua seqüência normal e adota-se a seqüência; costas, peito, borboleta e crawl.
Estilo livre (Crawl) é o mais utilizado devido a sua rapidez e eficiência tornando a disputa mais emocionante.
O nado deve estar em conformidade com as regras p/ o estilo.
As passagens de um estilo p/ o outro são consideradas e devem estar de acordo c/ as regras aplicadas as chegadas.
As viradas do Medley
Borboleta para costas: Quando o toque correto tiver sido efetuado, o nadador pode virar da maneira que desejar. O nadador deve retornar a posição quando os ombros