Registro reflexivo
A reflexão como processo contínuo do professor é necessária para que sua atuação na sala de aula seja constantemente melhorada. Quando não há esta reflexão o trabalho do docente torna-se repetitivo e passa a ser desmotivante para os estudantes (Schon, 2000).
O Registro Reflexivo, além da finalidade de registrar o processo de ensino e aprendizagem, é também, um instrumento de sistematização e de pesquisa utilizado de maneira contínua para melhorar as práticas escolares em suas próprias salas de aula, pelo professor. Nesse registro, o professor busca estabelecer relações entre a teoria discutida e sua prática no processo de formação docente.
Por se tratar de uma formação para profissionais atuantes em sala de aula, o grande desafio, era o de desenvolver um processo avaliativo que fosse parte integral do processo de aprendizagem a partir da reflexão contínua e que cada professor fizesse de sua prática na sala de aula (Batista, 2003). E que, portanto, pudesse ser o início de novos rumos para a organização de um trabalho pedagógico mais consciente e mais fundamentado, sobretudo, na relação das teorias e conhecimentos.
Joseph Campbell, em suas “Reflexões sobre a arte de viver”, fala da importância da construção narrativa para transformar a prática de artistas, assim também foi compreendida a escrita narrativa no âmbito da transformação da prática do docente:
Tenho observado o treinamento de artistas nos EUA e Europa,. Eles só são treinados em seu campo. Eles recebem técnicas para a produção de alguma coisa, mas não sabem o que fazer com as técnicas. Conheci muitos que simplesmente tiveram um colapso. Sua técnica artística torna-se uma parede que eles não conseguem penetrar, e por isso eles tentam pensar em histórias e narrativas para transformar sua técnica em uma exibição (Campbell, 2003, p. 178).
No Registro Reflexivo é o próprio professor que, ao construir sua própria narrativa sobre seu processo de