Reflex O Cr Tica Sobre A Pr Tica
I-Tema: Autonomia – Desafios e Horizontes
Eixo 1- Não há docência sem discência
Subtema: Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática
II AUTORA
Nome: Jamilastreia Alves da Silva
Endereço: Comendador Machado , 153.Jardim América.Fortaleza-CE.
CEP:60425-320
Telefone: (085) 34941842
E-mail: jamilastreia@yahoo.com.br
Formação:
Mestranda do Curso em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) no Núcleo Movimentos Sociais.
DIÁRIO REFLEXIVO: ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA
Jamilastreia Alves da Silva1
Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. (FREIRE, 1996, pg.39).
Em minha pesquisa de mestrado junto aos professores-alfabetizadores do Programa Alfabetização é Cidadania da Universidade Estadual do Ceará realizei 11 encontros de Formação Continuada para tratar de temas relacionados ao pensamento freireano. Nos segundo e terceiro encontros foi abordado como tema central o registro e a reflexão da prática pedagógica.Essa temática teve como objetivo possibilitar aos alfabetizadores uma compreensão acerca do trabalho com o registro reflexivo enquanto instrumento importante no auxílio da melhoria da prática pedagógica desse profissional acreditando que:
[...] quanto mais me assumo como sendo e percebo a ou as razões de ser de porque estou sendo assim, mais me trono capaz de mudar, de promover-me, no caso, do estado de curiosidade ingênua para o de curiosidade epistemológica.(FREIRE, 1996, pg.39).
A escolha de trabalhar com o diário da prática refletida deveu-se a experiência anteriormente realizada no município de São Gonçalo do Amarante-CE em uma turma de educadores da Educação de Jovens e Adultos(EJA), cujo sucesso me animou a repeti-la.O registro propicia ao educador a sistematização de seu