REGISTRO REFLEXIVO
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL lll
Os estudos realizados durante a disciplina Seminário Temático de Estagio ll do curso de Pedagogia nos fez refletir sobre a importância dos eixos na educação infantil: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
A exploração de seu corpo e movimentos ,assim como o contato como corpo do outro, é fundamental para o primeiro nível de diferenciação do eu. Entre o bebe e as pessoas que cuidam, interagem e brincam se estabelece uma forte relação afetiva, são sentimentos complexos que vão desde carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa entre outros. Os vínculos efetivos que nasce dessa relação medeiam condições para que as crianças adotem condutas, valores, atitudes e hábitos necessários á inserção naquele grupo ou cultura específica. Sendo assim todo o conteúdo a ser desenvolvido com a criança tem que ser arraigado de fatores que contribuam para o seu bem estar, amor, carinho, afeto, respeito, o dizer não, isto sendo aplicado acarretara em um desenvolvimento de qualidade em sua formação.
De um a três anos o movimento representa o reconhecimento do seu próprio corpo em relação ao espaço. Imaginação, simbolismo levando a sua autonomia.
De quatro a seis anos ampliar, planejar e obter precissão dos seus movimentos.
A música é entendida como linguagem musical com capacidade de comunicar sensações e sentimentos por meio do som e do silêncio e está presente em todas as culturas
Desde quando bebê e em toda a formação do homem, a música é essencial para integração social. o canto desempenha um papel de grande importância na educação musical infantil, pois integra a melodia com o ritmo, sendo um excelente meio para desenvolver a audição, já que as crianças, ao cantar, imitam o que ouvem o que influencia de maneira extremamente positiva no desenvolvimento da audição. Ao imitar, as crianças desenvolvem a elaboração do repertório de