Registro reflexivo
5º- Encontro ADL (Produção de Texto).
Iniciamos o encontro com a leitura em voz alta pela Formadora: Adriana de alguns capítulos do livro: O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exupéry. O livro faz uma analogia do adulto com a criança, uma leitura que encanta nos levando a refletir sobre nossas vidas.
Citação:
A Professora Carla leu seu registro Reflexivo, nos remetendo ao encontro anterior. O assunto fora articulado com base em suas reflexões, tendo o assunto sendo tratado com tamanha propriedade.
O encontro teve como foco a produção de texto através da reescrita e os saberes que propicia aos alunos. As propostas foram através de questionamentos, para mostrar que a reescrita é uma boa alternativa, pois, oportuniza as crianças a reescrever a partir de um texto fonte, refletindo a características da linguagem escrita.
Diante disso, percebi que é mais produtivo para os alunos trabalharem em duplas ou no coletivo na produção de texto, porque ocorre uma transmissão, circulação de informações maior e troca de conhecimentos, auxiliando o aluno a se apropriar da linguagem que se usa para escrever, desenvolvendo assim, o comportamento escritor. O professor deve realizar atividades de leitura para subsidiar a escrita, procurando ler versões diferentes do conto a ser reescrito, fazendo assim com que percebam a diferença dos textos, a melhor versão e porque, para depois realizarem a reescrita. Deve também oferecer recursos para revisar conscientizando sobre o compromisso de escrever, ler e reescrever para obter um texto de qualidade, se colocando no lugar do leitor se entenderá ou não o texto escrito. Comentamos sobre a falta de clareza do professor ao trabalhar sua rotina em relação ao sistema de escrita e a linguagem que se usa para escrever, que são coisas distintas e devem ser tratadas em momentos diferentes. Saber que em uma produção de texto os alunos não alfabéticos são capazes de produzir excelentes