Registro Reflexivo SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos
Disciplina: CCI-6 Planejamento e avaliação nas relações do ensino e aprendizagem
Professor: Juarez Moreira da Silva Junior
Graduando (a): Angélica Rúbia da Cunha Velásquez
SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. pp 23 a 43.
No texto lido, Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos, a autora trata sobre avaliação de aprendizagem de forma clara e transparente abordando algumas definições, de outros autores, sobre avaliação, suas modalidades e funções.
Em alguns momentos do texto ela cita elementos próprios do planejamento. Um deles é quando afirma que:
A avaliação também tem como pressuposto oferecer ao professor oportunidade de verificar, continuamente, se as atividades, métodos, procedimentos, recursos e técnicas que ele utiliza estão possibilitando ao aluno alcance dos objetivos propostos.(SANT’ANNA, 1995, P.24) e, também, quando explica sobre as funções da avaliação, quando diz que uma das funções gerais da mesma é “fornecer as bases para o planejamento” (p. 37). Pode-se entender que a avaliação e o planejamento são dois processos que possuem uma relação muito grande, pois quando um planejamento é criado logo o professor deseja e espera alcançar algum objetivo, e a avaliação é um dos métodos utilizados para saber se foi alcançado algum desses objetivos ou não. Serve também para o professor rever a sua prática, seus métodos, recursos e técnicas.
De acordo com o texto, a avaliação é classificada em três modalidades, são elas: Diagnóstica, formativa e somativa. A diagnóstica busca verificar o conhecimento e as habilidades prévias do aluno, já a formativa pode-se perceber se os alunos estão se modificando em direção dos objetivos previstos e desejados pelo professor e também se o planejamento está sendo correto e eficaz, e por último a somativa, como o nome já deixa implícito, é a atribuição de notas de acordo com o progresso do aluno