Robotica
O robô parou!!! Parou, por quê?
Membros da Equipe: 1. Walter Tavares ( Relator) 2. EUSÉBIO ANDRÉ SCHNEIDER 3. Leonardo Guimarães Borges 4. Reinaldo Bernardino de Sena TAREFA EM GRUPO Indicar nos quadros a seguir, as respostas referentes às questões à Tarefa em Grupo. Questão A: Indique qual robô foi escolhido, justificando a escolha feita.
O tipo de Robô articulado ou revoluto são robôs que possuem 3 juntas rotativas, e são os mais usados nas indústrias, por terem uma configuração semelhante ao do braço humano, (braço, antebraço e pulso). A produção automobilística e a soldagem por pontos são como unha e carne. São raros os fabricantes que ainda não utilizam robôs da KUKA. Mesmo fora da indústria automobilística, as soluções em soldagem por pontos com robôs da KUKA são cada vez mais utilizadas. As novas aplicações e materiais impõem novas exigências à tecnologia de soldagem por pontos, com tolerâncias de soldagem cada vez menores. Para enfrentar esse desafio, a KUKA utiliza sua longa experiência construtiva, por esse motivo fizemos a escolha desses robôs, então a célula de soldagem da JP Motors será composta por 04 Robôs do fabricante KUKA. Mostrado a figura abaixo como ficará o layout da célula:
Questão B: Definir o número de robôs que comporá a célula, indicando se ela funcionará em rede, justificando a resposta e levando em conta algumas tendências em relação à comunicação em rede.
O numero de robôs projetado para essa tarefa, são quatros Robôs do tipo articulado, todos ligado a rede de comunicação por um sistema de arquitetura aberta baseada em PC que usa um sistema operacional comum (alguma versão do Windows, por exemplo), o integrador do sistema tem a capacidade de desenvolver novas funções e interfaces de usuário customizadas. O sistema de rede deve possuir uma tela de informação para o operador,para ser usada durante o ciclo de produção para exibir informações pertinentes do sistema e da produção. Com um controlador de arquitetura