Regionalismo e integraçao
III Seminário de Pesquisa Interdisciplinar
A primeira década novo milênio: sociedade, instituições e inovações
Universidade do Sul de Santa Catarina, SC, Brasil, 9, 10 e 11 de maio de 2011
III Seminário de Pesquisa Interdisciplinar
A primeira década novo milênio: sociedade, instituições e inovações
Universidade do Sul de Santa Catarina, SC, Brasil, 9, 10 e 11 de maio de 2011
REGIONALISMOS E INTEGRAÇÃO REGIONAL SUL-AMERICANA: COMO
ABORDAR A UNASUL?1
Ana Paula Becker2
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ
Resumo
O artigo faz um apanhado teórico sobre regionalismos e integração regional para abordar diretamente a integração regional sul-americana. O foco principal é a análise da Unasul e a viabilidade de seu projeto político, econômico e social. Com a premissa de que o nível de desenvolvimento dos estados sul-americanos é determinante para o êxito da integração regional – em que contam a convergência de interesses nacionais e a capacidade de concertação política – o estudo propõe o conceito de “densidade nacional”, cunhado pelo economista Aldo Ferrer, como indicador da integração na Unasul. Articulando contexto econômico, social e político, o artigo aborda de forma multidimensional e interdisciplinar o fenômeno de integração regional.
Palavras-chave
Novo Regionalismo; Integração Sul-Americana; Desenvolvimento Regional.
Abstract
This article is a theoretical summary of regionalism. It is addresses do the Shouth
American regional integration and focuses on the analysis of UNASUR and its project of political, economic and social development. From the premise that the level of development is crucial to the success of regional integration, the study proposes the concept of “national density” as an indication of integration in UNASUR.
Articulating its economic, social and political development, the article views regional integration as a multidimensional and interdisciplinary phenomenon.
Keywords
1
Trabalho apresentado ao