Ficha leitura 28 10
NOME: Janaína Machado
Turma: PNA
8º semestre
28/10/2014
DADOS SOBRE A OBRA
TÍTULO:
O Novo Regionalismo Econômico Asiático
AUTOR:
Silvio Miyazaki
PALAVRAS-CHAVE:
Asia, acordos, economia, regionalismo.
Com o
QUESTÕES DIRECIONADAS
I. Quais são as idéias principais defendidas pelo autor nesta obra?
Neste artigo o autor tem o objetivo de examinar os processos de integração econômica nessa região do mundo, enfocando o comércio internacional. Para tal análise, o artigo é dividido em seções, sendo: conceituados das diferentes formas de integração econômica; áreas preferenciais de comércio existentes, negociações comerciais recentes do Pacífico Asiático; principais causas e as tendências do Novo Regionalismo Asiático.
II. Que argumentos são usados para fundamentar estas ideias?
Segundo o artigo temos uma integração econômica quando se desenvolvem medidas para eliminar as barreiras existentes entre as diferentes economias nacionais. Ela propicia, entre outros resultados, o aumento de volume do comércio externo e a diversificação de produtos nos mercados nacionais. Há ganhos pelas economias de escala, assim como um aumento da competitividade internacional. Existem diferentes formas de dois ou mais países integrarem-se economicamente: área preferencial de comércio, área de livre comércio, união tarifária, mercado comum, união econômica e integração econômica total, além do regionalismo aberto, que é uma forma distinta de integração econômica.
Ao longo dos anos não somente o número de acordos preferenciais de comércio tem aumentado, mas também o número de membros participantes nas áreas existentes. Todavia, desde 1998 o número de propostas na região do Pacífico Asiático vem-se multiplicando, atualmente atingindo uma cifra superior a trinta, variando desde acordos preferenciais de comércio bilaterais até estudos para a formação de grandes áreas preferenciais de comércio.
Os países do Leste Asiático começaram a mostrar grande interesse em