Plano de desenvolvimento
BENEFÍCIOS EVENTUAIS Caminhos para a superação
Izabel Cristina Alves Santos
Kátia Silene Paim dos Santos
Ruzelani Andrade Cavalcante
Profª Andreia Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (Ses0193)– Intrumentos e Processos de Trabalho em Serviço Social
03/12/2014
1 TEMA/ASSUNTO
O tema desse trabalho é Benefícios Eventuais – Caminhos para a superação. Trata-se de um benefício utilizado como estratégia para amenizar tantos sofrimentos vividos pelo povo menos favorecidos pela sociedade, que eventualmente necessita desse recurso para aliviar momentaneamente suas necessidades. Analisar esse tipo de benefício e o papel do assistente social na garantia desse direito é importante porque ainda há uma necessidade de compreender e melhor rotular essa categoria de benefícios socioassistenciais tratados muitas vezes como assistencialismo, no sentido de caminhar rumo à sua plena regulamentação, entendida como o fortalecimento do SUAS e acesso a política pública de assistência social na perspectiva do direito.
2 OBJETIVOS
Conhecer os instrumentos de trabalho do Assistente Social
Entrar em contato com a realidade do Assistente Social
Identificar-se com os programas assistenciais.
3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA
Nesse campo deve-se indicar o tipo de Prática que será desenvolvido, de acordo com um dos três tipos descritos abaixo.
a) Prática Simulada:
A equipe pretende realizar a prática de pesquisa documental, tendo como base de estudos livros e sites da internet, com a finalidade de analisar e a interpretar dados, como também envolver os colegas sobre o assunto pesquisado através de seminário em sala de aula.
b) Prática Real: A equipe fará pesquisa de campo, com acesso a informações sobre o tipo de publico e tipo de documentos envolvidos no processo de aceitação do benefício.
c) Prática de Pesquisa Documental: A equipe terá acesso aos documentos