M Dulo De Farmacologia
Estudo dirigido – 1o Semestre de 2015
A- Dê o significado dos itens abaixo de acordo com os conceitos farmacológicos, para estudo com medicamentos:
1- Ensaio clínico experimental controlado: ensaio no qual não há qualquer mascaramento quanto ao tratamento. Paciente e pesquisador sabem o tipo de tratamento ou medicamento que esta sendo usado.
2- Ensaio clínico experimental controlado cego- simples: ensaios nos quais o paciente não sabe qual tratamento ou medicamento que está recebendo.
3- Ensaio clínico experimental duplo cego: ensaios nos quais nem o paciente nem aqueles que são responsáveis pela sua assistência e avaliação conhecem qual o tratamento que ele está recebendo.
B- Explique os itens abaixo para uma pesquisa com medicamentos:
1- Diferença entre ensaio clínico de fase I e fase II.
Fase I: são os primeiros estudos conduzidos em humanos para avaliar uma nova droga. Tendem a centrar-se na segurança. É usado para estabelecer o quanto um novo medicamento pode ser administrado em seres humanos, sem causar efeitos adversos graves.
Fase II: refere-se à investigação clínica do efeito do tratamento em pacientes nos quais a farmacocinética, farmacodinâmica e as doses utilizadas são cuidadosamente estudadas em relação à sua eficácia e segurança.
2- Placebo: é como se denomina um fármaco ou procedimento inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos psicológicos da crença do paciente de que está a ser tratado.
3- Controle positivo: é o grupo que recebe tratamento padrão ou convencional para servir como base de comparação para o grupo que recebe o tratamento em teste (grupo tratado).
C- Conceitue:
1- Princípio ativo. Dê um exemplo: substância existente na formulação do medicamento, responsável pelo seu efeito terapêutico. Também denomina- se fármaco.
Exemplo: Ácido salicílico- possui propriedades queratolíticas. É usado em aplicações tópicas em tratamento cosmético de