conimbriga
Ano letivo 2013/2014
Disciplina : História A
(Professor(a): Conceição Ribeiro)
Visita ao Arquivo Distrital de Santarém
(visita realizada em : 3/10/2013)
Índice
Índice……………………………………………………………………………………………………………………………………….2
Introdução 3
O que é uma fonte Histórica? 4
Questões da aula prática 5-6
Bibliografia/Netgrafia 6
Escrever título do capítulo (nível 3) 6
INTRODUÇÃO
No dia 3 de Outubro de 2013 fizemos uma visita ao arquivo distrital de Santarém para podermos aprofundar os nossos conhecimentos sobre fontes históricas. Mas também com outros objetivos, como percebermos a preservação do património e a sua valorização e percebermos a importância dos arquivos para o descobrimento de um episódio histórico.
O que é uma fonte histórica ?
“Fonte Histórica é tudo aquilo que, produzido pelo homem ou trazendo vestígios de sua interferência, pode nos proporcionar um acesso à compreensão do passado humano”(1).
Existem enumeras fontes históricas como fontes materiais, arqueológicas ou figuradas (objetos do dia-a-dia , vestuário, monumentos arqueológicos, ossadas ,escultura e pintura entre outros) , também temos fontes orais (entrevistas, lendas etc…).
No Arquivo de Santarém destacou-se particularmente a fonte escrita, porque observamos os registos de vários acontecimentos como casamentos, batizados, testamentos, exames escolares antigos, processos e até mesmo livros de registo para crianças abandonadas em conventos.
Estes registos são uma excelente fonte histórica pois ajuda-nos a conhecer vários motivos para diferentes situações, como sabermos a taxa de mortalidade infantil nos séculos passados ou quantos casamentos eram realizados e o espaço de tempo que havia entre o casamento e o primeiro filho, mas não nos permite só estudar e perceber esses diferentes fatores como também nos ajuda a perceber a quem pertence ou a quem pertenceu grandes propriedades.