regional
Introdução
O relatório consta a observação do trabalho de campo de Geografia Física do Brasil, foi realizado de 04/05/2014 a 13/05/2014 entre os estados de Minas Gerais e Bahia. Contendo pontos em diferentes locais desses estados que estão representado através se 5 pontos principais. Adiante consta uma descrição referente a cada um dos pontose uma breve explicação sobre os mesmos, baseada nas impressões obtidas, nas discussões apresentadas pelo professor em campo e nas leituras acadêmicas nas áreas de Geografia Física e Regional do Brasil.
Visando observar diferença da paisagem ao longo do percurso tendo como três unidades morfológicas distintas: Serra do Mar, Serra do Espinhaço e Chapada Diamantina associando as distintas litologias, relevos, climas e vegetações que atuam na disponibilidade de recursos minerais e influenciam nos diferentes tipos de atividades econômicas e uso e ocupação do solo.
2. Região Natural e Paisagem
Dentro dos diversos conceitos abordados através da espacialidade a região é sem dúvida primordial. Os processos de diferenciação de áreas ao longo da história da humanidade são permeados por relações de poder. Divide-se ou se agrupa o espaço para melhor controlá-lo, para melhor regê-lo. As primeiras regionalizações ocidentais ocorreram no Império Romano, após de sua primeira experiência censitária, se praticou políticas populacionais, de atração ou de repulsão, com base na leitura de regiões e sua nova política de organização regional.
No campo da ciência a região começa a ser abordada a partir XVIII, com estudos das escolas alemã e francesa. As novas relações de produção podem ser entendidas como reflexo de um novo estágio do capitalismo tinha como necessidade melhor conhecimento das diferentes áreas que compõem a superfície terrestre. Assim as diferentes áreas da ciência como a biologia, a física e a matemática mostravam-se fundamentais