regional
19 de maio de 2011
1
Conceitos preliminares
O número π e o comprimento de uma circunferência
Dada uma circunferência de raio r, diâmetro d = 2r, o número π é definido como a razão do comprimento C da circunferência pelo seu diâmetro d, isto é, π= C d ou π =
C
.
2r
(1)
Pela definição do número π na equação (1) observamos que o comprimento da circunferência é dado por1
C = π d ou C = 2 π r
(2)
Ângulos e suas medidas
Duas semi retas (ou dois segmentos de retas) com origem comum formam um ângulo plano.
Neste texto designaremos os ângulos por letras gregas minúsculas. A Figura 1(a) mostra um ângulo α; os segmentos AB e AC são chamados lados do ângulo e o ponto A é o seu vértice.
C
β α α
A
α β B
(a) Ângulo plano
(b) 4 ângulos planos
Figura 1: Ângulos planos
Duas retas (ou duas semi retas ou dois segmentos de retas) que se interceptam formam 4 ângulos planos - Figura 1(b). Neste caso é útil observar que os ângulos opostos pelo vértice têm mesma medida.
Há três modos de se medir ângulos.
1
É útil observar que a equação (2) não é passível de demonstração; trata-se simplesmente de uma maneira de reescrever a definição do número π.
1
1
• Grado: 1 grado é um ângulo correspondente a 400 de uma volta completa da circunferência. Conseqüentemente, a volta completa na circunferência compreende um ângulo de 400 grados - Figura 2(a).
1
• Grau: 1 grau, denotado 1o , é um ângulo correspondente a 360 de uma volta completa da circunferência. Conseqüentemente, a volta completa na circunferência compreende um ângulo de 360o - Figura 2(b).
• Radiano: 1 radiano, denotado 1 rad, é um ângulo correspondente a um arco de mesmo comprimento do raio da circunferência - Figura 2(c).
90o
100
s=r
1 rad
0o ou
360o
0 ou 180o
400
200
r
270o
300
(a) A definição de grado
(b) A definição de grau
(c) A definição de radiano
Figura 2: Medidas de ângulo
O comprimentro de um