Trabalho de Língua Portuguesa
09/09/2010 por ronaldocgq 11 Comentários
Boa a matéria, mas talvez por conta do pouco conhecimento sobre o tema, existem no texto umas pequenas falhas a respeito da ISO 9001… Nada que comprometa a informação, mas preferi incluir as correções que você vai ver em azul, à frente dos pontos que destaquei em vermelho. No mais, só posso dizer que é muito bom ver uma matéria indicando o caminho da certificação e destacando seu valor sobre os negócios numa revista como a PEGN, voltada a empreendedores. Isto é um bom sinal, indicando que o mercado das PMEs começa a olhar mais atentamente para a qualidade, demonstrando um amadurecimento muito oportuno!…
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Por Heloiza Camargo e Adriana Wilner
Uma das maneiras de mostrar para fornecedores, compradores e clientes que a sua empresa preza pela qualidade dos produtos ou serviços que vende, preocupa-se com o meio ambiente, com a saúde e a segurança dos funcionários ou mantém uma relação responsável com a sociedade, é ter um sistema de gestão certificado por normas técnicas. A aplicação dessas normas permite transformar discursos de boas intenções em algo palpável, comprovado por um organismo independente e perceptível pelo mercado e a sociedade.
As certificações mais relevantes são a ISO 9001, que garante a qualidade intrínseca dos produtos ou serviços - A ISO 9001 certifica o Sistema de Gestão da Qualidade utilizado pela empresa, o que leva a entender que seu produto ou serviço possui qualidade, porém não garante a qualidade do produto ou serviço. – a ISO 14001, com foco na relação da empresa com o meio ambiente; a OHSAS 18001, centrada na saúde e segurança ocupacional dos colaboradores e a ABNT 16001, voltada para a construção de uma relação responsável entre a empresa e a sociedade. Cada certificado pode ser implantado isoladamente.
As normas proporcionam benefícios internos e externos ao negócio, de