regime
Forma de registra os eventos contábeis, considerando seus fatos geradores, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao patrimonio.
Este regime também é chamado de principio de competência e é universanmente adotado, ceito e recomendado pela teoria da contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o resultado da empresa lucro ou prejuizo de forma adequada e completa.
Regras basicas do regime de competência a receita deve ser contabilizada no período em que foi gerada, independentemente do seu efetivo de recebimento. A receita será considerada gerada (ganha) no momento em que ocorre a trasferência da propriedade da mercadoria (entrega) ou serviço prestado. Despesa de maneira análoga à receita, a despesa deve ser contabilizada no período em que foi ocorrida, consumida, utilizando o recurso independentemente do pagamento, ou seja, da efetiva saída do dinheiro do caixa ou banco.
Apuração do resultado do exercício pelo regime de competência prevê o confronto de todas as despesas incorridas e todas as receitas geradas, independentemente, respectvamente, de seu pagamento ou recebimento.
Regime de caixa o regime de caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de contabilidade, aplicado basicamente às microempresas ou às entidades sem fins lucrativos, tais como igrejas, clubes, sociedades filantrópicas.
Regras básicas para regime de caixa, a receita será considerada ganha contabilizada no momento do seu recebimento, ou seja, quando entrar dinheiro no caixa.
Despesa será considerada incorrida contabilizada no momento ddo pagamento, ou seja, quando sair dinheiro do caixa.
Referência
Livro texto contabilidade financeira-312, JOSÉ CARLOS MARION E ALESSANDRA CRISTINA FAHL, ANHANGUERA VALINHOS SP, EDITORA SILVAMARTS