Relatório de Reações Diversas
Curso: Engenharia Civil – Bacharelado
Prof: Mayara Lutz de Matos
REAÇÕES QUÍMICAS DIVERSAS
INTRODUÇÃO
A Tabela Periódica mostra que existe mais de uma centena de elementos químicos que combinados dão origem a milhões de compostos conhecidos, alguns isolados de fontes naturais, outros sintetizados no laboratório. A combinação de reagentes (compostos) no meio ambiente ou no laboratório, envolve reações químicas, que é um processo onde reagentes (ou materiais de partida) são convertidos a produtos. Os novos compostos têm propriedades e características diferentes dos materiais de partida. Assim, reações químicas são transformações de umas substâncias em outras que ocorrem através da redistribuição dos átomos.
As reações químicas podem ser classificadas basicamente de quatro maneiras: Combinação, Decomposição, Simples Troca (ou Substituição) ou Dupla Troca (ou Metatéticas). Cada um dos casos pode ainda ter uma subclassificação, que são as reações de Oxidação – Redução (ou de transferência de elétrons), Combustão, Endotérmicas ou Exotérmicas (reações que absorvem ou liberam calor, respectivamente), Ácido – Base, Formação de Gás, Precipitação e reações Rápidas (ou instantâneas) ou Lentas.
Objetivo
1 – Demonstrar os diferentes tipos de reações químicas.
2 – Observar se uma reação ocorre ou não.
3 – Reconhecer o(s) produto(s) que se forma(m) nas reações.
4 – Escrever as equações iônicas.
5 – Determinar as solubilidades dos reagentes e produtos das reações.
Procedimento Experimental
Prepare os tubos de ensaio e numere-os. Procure seguir as instruções abaixo anotando as observações em seu caderno de laboratório. Para cada reação utilize 40 gotas de cada solução, exceto quando houver outra especificação.
1 – Colocar, em dois vidros pequenos, cerca de 2 – 3mL de ácido clorídrico concentrado e hidróxido de amônio concentrado, respectivamente. Depositar os vidros dentro de um béquer de 500mL e