refraçao de luz e lentes
André Moraes CASTANHO1
RESUMO: busca mostrar a violação dos direitos humanos no início e durante a Primeira
Revolução Industrial e seus reflexos na sociedade atual, assim como as soluções encontradas para superar os problemas e aliar à Revolução Francesa, que trouxe a declaração dos direitos do homem.
PALAVRAS-CHAVE:
História.
Revolução
Industrial. Revolução Francesa. Direitos humanos. INTRODUÇÃO
A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra ao final do século XVIII, foi, como o próprio nome diz, uma revolução na área da indústria, até então inexistente, pois apenas pequenas fábricas manufatureiras prevaleciam. O aumentou na produção foi drástico, barateando os custos e, conseqüentemente, reduzindo os preços dos produtos. Porém, nesse período, houve um grande desrespeito aos direitos dos homens, pois as condições de trabalho e de vida nos primeiros anos da revolução, e em vários dos outros que se seguiram eram sofridos.
Mesmo com o advento da Revolução Francesa em 1789, a qual trouxe a declaração dos direitos do homem, e que ocorreu aproximadamente no mesmo período do surgimento da Revolução Industrial, não houve alívio para os trabalhadores ingleses e, posteriormente, franceses, holandeses e alemães. Esses direitos, embora teoricamente fossem destinados a todos os homens, acabaram por se tornar burgueses, camada social que, na Inglaterra, detinha os meios de produção e explorava a camada social mais desfavorecida, que necessitava, para sua própria sobrevivência, subordinar-se à classe burguesa.
Mas o que muitos esquecem é que a Revolução Industrial não foi apenas uma revolução econômica, mas tem essência socioeconômica, isto é,
1
Aluno do 1º ano de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente
Prudente
envolve ao mesmo tempo a sociedade e a economia, pois a própria estrutura social foi alterada. As pessoas desenvolveram um sistema de