A refração e a dispersão da luz nos primas e as lentes esféricas e suas principais características.
ARIADNY DA SILVA ARCAS
Cuiabá-MT
Abril/2012
TERCEIRO RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL II REFERENTE AS AULAS 3 E 4 SOBRE A REFRAÇÃO E A DISPERSÃO DA LUZ NOS PRIMAS E AS LENTES ESFÉRICAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.
ARIADNY DA SILVA ARCAS
Este relatório experimental é parte da avaliação da disciplina de Física experimental II, do curso de Engenharia de Alimentos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá-Bela Vista; solicitado pelo Professor Jonas Spolador.
Cuiabá-MT
Abril/2012
1.0 INTRODUÇÃO
As lentes são utilizadas em inúmeros instrumentos ópticos, como lunetas, óculos, binóculo, lupa e microscópios. A partir dele temos a reflexão luminosa que é à base da construção e utilização dos espelhos. Para uma melhor organização a óptica,podem ser individualizada em dois grupos de lentes, as lentes convergentes, que convergem em um único ponto comum, e o das lentes divergentes, que divergem o feixe incidente paralelo ao eixo principal. Muitas fontes de luz, como o Sol, emitem luz branca. Esta luz é uma mistura de várias cores e quando esta luz passa por um prisma divide-se formando um espectro. Quando a luz atravessa um prisma, o raio de saída não é paralelo ao raio incidente. Com o índice de refração de uma substância varia segundo o comprimento de onda, um prisma pode separar os diferentes comprimentos de onda contidos em um raio de luz incidente e a trajetória do raio emergente é o ângulo de desvio. Os espectros eletromagnéticos são resultados das radiações eletromagnéticas emitidas, absorvidas ou refletidas nas suas frequências ou comprimento de onda correspondente. O espectro visível é o resultado das radiações eletromagnéticas emitidas, absorvidas ou refletidas nas