Optica
Rio do Sul, 21 de agosto de 2012.
Acadêmico:Daniela dos Santos Matéria: Física I
Óptica Geométrica
A óptica é feito basicamente através do conceito do raio de luz e princípios da propagação geométrica. São estes:
- Princípio da propagação retilínea da luz
Nos meios transparentes e homogêneos a luz se propaga em linha reta. Exemplo: A formação de sombras e penumbras.
- Princípio da reversibilidade da luz
A trajetória seguida pela luz independe do sentido de percurso.
- Princípio da independência dos raios luminosos
Se dois ou mais raios de luz, vindos de fontes diferentes, se cruzam, eles seguem suas trajetórias de forma independente, como se os outros não.
- Princípios da propagação da luz
- Princípio da propagação retilínea
Nos meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta. Este princípio é facilmente observado no nosso cotidiano: o feixe de luz proveniente de um holofote; qualquer processo de alinhamento; mira para atirar em uma alvo; formação de sombras; formação de imagens e outros.
Em meios heterogêneos a luz não se propaga necessariamente em linha reta. Como exemplo temos a atmosfera terrestre que aumenta a densidade com a altitude decrescente; em consequência disso os raios provenientes dos astros se encurvam ao se aproximarem da superfície terrestre, fenômeno conhecido como refração atmosférica (será estudada em refração).
A Refração da Luz
A refração acontece quando a luz passa de um meio para outro. Na figura abaixo, quando a luz passa do ar para a água, é observado um desvio na direção do raio de luz. Este fenômeno é conhecido como refração da luz.
O raio de luz encontra uma maior dificuldade de se propagar na água, esta dificuldade faz com que a velocidade da luz diminua e muda a direção do raio de luz.
A refração da luz acontece sempre que a luz muda de um meio para outro, por exemplo, quando os raios de luz provenientes do sol entram na atmosfera terrestre.