Refratario
ESCOLA TÉCNICA TUPY
Desmoldadores
Vazados os moldes e solidificado o metal, são os mesmos levados a desmoldagem. Esta operação tem por finalidade separar a areia dos fundidos muitas vezes ainda rubros. O sistema de desmoldagem deve ser estudado para cada fundição, tomando em consideração seu tipo de mecanização e o tipo de fundido produzido. Entretanto a desmoldagem pode ser feita basicamente com os seguintes equipamentos:
a) Grelhas vibratórias.
b) Calhas vibratórias.
c) Tubos vibratórios.
c) Tambores rotativos.
1 Grelhas vibratórias
As grelhas vibratórias são usadas em todas as fundições, onde seja necessário desmoldar e separar as peças e a areia da caixa. Normalmente são grelhas (grades) montadas sobre molas ou elastômeros. O conjunto é conectado com um motor, através de volantes/vibradores excêntricos. Geralmente são instalados diretamente sobre uma correia transportadora de areia. É um equipamento que gera muito ruído, calor, poeira, vibração e é necessário pessoal para a retirada das peças e caixa de moldar. Serve para desmoldar peças pequenas e de grande porte. O equipamento pode ser quase que totalmente enclausurado para reduzir ruído e possibilitar a instalação de sistema de exaustão.
[pic]
Figura 1.1: Grelha vibratória.
2 Calhas vibratórias
Linhas automáticas de moldagem e vazamento requerem máquinas que trabalham em regime contínuo para separação das peças fundidas/areia. As calhas vibratórias são construídas especialmente para esta finalidade e são fabricadas com estrutura robusta e pesada. Caso a linha de moldagem possua caixa de moldar, é necessário como complemento da operação um dispositivo para extração do bolo de areia (extrator de bolo), isto é vantajoso para as caixas de moldar, desta maneira elas não ficam sujeitas a impactos e vibrações. A calha também realiza o transporte das peças por vibração, não sendo necessárias pessoas para esta operação. Como